keyboard_arrow_up

Street Chaves

Um marco da história dos jogos brasileiros

25 de outubro de 2019
Download do jogo no fim do artigo. Prestigie o 365 indies e se inscreva- no canal.

Ok, esse jogo você já deve conhecer ou pelo menos ouvir falar, então vou ser breve.

Street Chaves é um jogo feito em 2003, por um único desenvolvedor conhecido por Cyber Gambá. Esse dev ficou muito conhecido na época exatamente por fazer essas paródias com chaves, como Super Madruga World ou Madruga Craft.

O jogo é muito bem feito, tem vários personagens de Chaves, tanto os principais como secundários, como o Jaiminho ou o Sr Furtado. Mas o ponto aqui é que esse vídeo não é exatamente sobre esse jogo e sim por todo o conceito e importância que o cerca.

Certo, primeiro vamos falar um pouco sobre 2003. Eram tempos em que o compartilhamento de informações era muito restrito e fechado. O youtube só foi lançado em 2005, twitter em 2006, orkut e facebook em 2004. Haviam pouquíssimos canais de comunicação social na época, o principal deles estavam no e-mail e em foruns.

Screenshot da tela de inicio do jogo, onde simula a tela clássica de inicio de Street Fighter 2. Chaves dá um soco no rosto do Sr Madruga, em tom cômico.

Se você é mais novo talvez você nunca tenha entrado em um forum. Eles funcionavam como eram grupos no facebook, as pessoas fazem tópicos que abriam discussões em sobre alguma coisa. E assim como os grupos do facebook, existiam foruns sobre todos os tipos de coisa. Claro que desenvolvimento de jogos eram um desses assuntos. Esses foruns foram responsáveis por muito da divulgação e compartilhamento sobre desenvolvimento de jogos no Brasil. Todo mundo ainda estava engatinhando, não só tecnicamente falando quanto conceitualmente. A maioria dos projetos eram fangames feitos no rpg maker ou personagens estranhos de mugen. Foi nesse tipo de canal social que Street Chaves nasceu.

Foi um jogo que veio do nada, sem nenhum objetivo em específico. Era só colocar personagens inusitados pra brigar, pegando uma piada simples e elevando à níveis muito sérios. Pode parecer um conceito bobo, mas é algo que ainda permanece vivo, só olharmos o impacto que Smash Bros causa.

Sempre que algum personagem bizarro ou inesperado chega no Smash Bros a internet fica maluca e os grandes veículos só falam disso por um tempo. Lembro quando anunciaram o Megaman na versão do Wii U ou mais recentemente quando anunciaram uma skin do Sans. Isso mesmo. Só uma skin do Sans fez muita gente ficar maluca, só procurar no youtube sobre React Sans Smash Bros pra você ver um compilado de pessoas ficando malucas só com o anúncio de uma skin.

Misturar esse tipo de personagem é uma complicação contratual imensa, e com algumas exceções bem pontuais, é algo que meio que só é possível no mundo dos fangames. O Mugen também foi muito importante pra esse impacto cultural, facilitando bastante pra criação desse tipo de jogo. Vou falar mais sobre Mugen em um próximo vídeo, que chega muito em breve.
O ponto aqui é que Street Chaves merece ser revisado não só pelo jogo em si mas quanto pelo marco histórico que ele tem no desenvolvimento brasileiro. O nascimento dele vindo de um desenvolvedor obscuro, sem fins lucrativos, pegando um fenômeno cultural muito específico do nosso país. Tudo era mais dificil nesse época. Hoje se você quiser uma imagem digital de algum personagem da vila do Chaves é bem simples, tem todos os episódios no youtube. Mas em 2003 o Cyber Gambá deve que fazer uma gambiarra com um receptor de TV ligado no computador, pra poder capturar os episódios pra poder recortar e reconstruir os personagens e cenários.

Screenshot do gameplay do jogo. Sr Madruga usa o Haduken contra o Sr Furtado. É uma tela de jogo de luta clássico, com barras de vida e uma barra de ataque especial. Ao fundo tem centro principal da vila, com o barril, kiko chorando ao fundo, bops e outros personagens da vila.

O compartilhamento dos jogos e análise dos feedbacks eram todos feitos em foruns independentes com uma internet com o poder de download de 8kbps.
Esse jogo não merece ser revisitado não só pelo game em si, mas por conta da grande influência que teve na época. A qualidade e impacto que esse jogo tinha na época serviu de inspiração pra muita gente aprender o desenvolvimento de jogos, sendo um inicio muito interessante pro mercado nacional. Claro que esse não é o primeiro nem o indie BR mais importante, mas resolvi pegar ele da lista original do 365 por sintetizar muita coisa relevante. A importância dos fangames pro desenvolvimento, o impacto na comunidade indie brasileira e essa farofada descompromissada, que quase nunca é vista fora do mundo independente, mas que é tão criativamente necessária.

Você tem que jogar Street Chaves.

Faça download do jogo aqui

Comentários

Carregando mais posts...
U