keyboard_arrow_up

[36,5] O grande anúncio

365indies Jam Especial - Projetos Inacabados

13 de novembro de 2019

365Indies Jam Especial – Projetos Inacabados:
http://jams.gamejolt.io/365indiesjamPI

Evento no facebook:
https://www.facebook.com/events/819863975077075/

Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/365indies/

 

Bem, parece que conseguimos mais uma vez. Claro que fazer uma lista de 36,5 é bem mais fácil que uma de 365 indies, mas eu acho que essa lista tem muito valor.
Mostrei 36 indies incríveis e gratuitos, falando não só sobre os jogos em si mas o reflexo deles 6 anos depois da lista original.

Certo, mas eu sei porque você está aqui: o que é o jogo 36,5?

Antes de ir nesse ponto, eu quero te chamar pra uma linha de raciocínio muito específica. O primeiro jogo da lista dos 365 indies e também pra essa lista resumida é o The Legend of the Princess, essa escolha não foi por acaso. Legend of The Princess é fangame, que muitas vezes é o primeiro passo pra quem faz jogos independentes.

Antes de fazer jogos, nós jogamos jogos. Acredito que a maioria dos desenvolvedores que acompanham o canal começaram a fazer games inspirados por grandes clássicos, muitas vezes movidos pelo desejo de fazer o game dos sonhos. Se você jogou muito Mario, Castlevania, Resident Evil, Haverst Moon, é uma tendência você fazer jogos que inicialmente se baseiam nesses. É inegável a inspiração de Stardew Valey em Havest Moon, Shovel Knight em Duck tales ou Odalus em Castlevania.

Felizmente o meio indie cresceu muito saudável e hoje temos jogos indies que ocupam esse papel dos clássicos e que inspiram novos jogos a serem feitos. Vemos todos dias jogos como Minecraft, Super Meat Boy e até QWOP inspirarem vários jogos sendo feitos pela molecada de hoje.

Isso nunca vai parar. Os jogos que estão sendo feitos hoje, vão servir de inspiração para vários projetos futuros. Talvez um jogo que você fez, seja inspiração para algum grande projeto no futuro. Talvez esse jogo que você tenha feito, descompromissado e simples, sirva de inspiração pra algo muito maior. Nem que seja, inspirar só a você mesmo, pra que você consiga fazer algo ainda melhor no seu próximo game.

Porém, pra isso acontecer, seu jogo precisa existir. Quando eu falo existir, digo existir como uma unidade. Nem que seja uma experiência curta, muito simples. Como o jogo Passage por exemplo, que dura 5 minutos, é tecnicamente muito fácil de ser feito, porém ele inspira. Você só conhece e se inspira por Passage, porque ele existe.

O último jogo que apresentei foi o Noitu Love, em que eu falo sobre a evolução do primeiro projeto para sua sequência. Essa escolha não foi por acaso. Houve um progresso muito claro e evidente do Konjak de um jogo pro outro. Porém, Noitu Love 2 só existe porque o Konjak terminou o Noitu Love 1. E The Legend of Princess só existe, porque esse caminho foi trilhado pelos seus jogos anteriores.

Você conhece o jogo Herogest?
Acho que não. Ele é um projeto abandonado do Konjak. É uma espécie de Dungeon Crawler procedural, que começou a ser feito em 2011, logo depois do Legend of The Princiess. O Konjak largou esse projeto pra poder se dedicar ao Iconoclasts. Claro que mesmo sendo inacabado, o jogo serviu como base e inspiração pro próprio Konjak para os seus futuros projetos, todo mundo que desenvolve games sabe que mesmo inacabados, alguns games ajudam a desenvolver ideais e mecânicas que vão inspirar outros jogos no futuro. Mas e se Herogest tivesse sido lançado?

The Binding of Isaac também é um Dungeon Crawler, procedural, lançado em 2011. Esse jogo é o grande responsável pelo boom recente de roguelikes que perdura até hoje. Ele serviu de inspiração pra vários outros jogos do gênero. Se Herogest tivesse sido lançado, talvez, apenas talvez, algumas coisas poderiam ser bem diferentes.

Herogest é um meio jogo. Assim como The Underside, que é um jogo diretamente inspirado do clássico The Cave Story. Felizmente esse pelo menos nós podemos dar uma jogadinha e ver o quanto esse game prometia trazer essa essência do Cave Story de volta. Fugindo do meio independente, podemos até falar do Playable Teaser, que iria culminar no Silent Hills. Esse jogo foi uma grande jogada de marketing que deixou todo mundo maluco, mas talvez nós tenhamos que esperar muito mais aí por uma sequência ou reboot de Silent Hill.

Bem, o que eu quero dizer com esse grande monólogo. O jogo da lista do 36,5 não existe. Porque nós nunca ficamos sabendo dele. Podia ser um jogo genial, incrível, criativo, mas que no fim das contas só ficou como uma build de teste numa pasta esquecida do computador.

Se você é um desenvolvedor de games, eu tenho certeza, certeza, que você se identificou com isso. Certeza que você tem aí algum projeto pela metade, porque podia estar aqui nesse vídeo do 365 indies. Um projeto cheio de potencial e que ninguém além de você e amigos próximos jogou.

Bem, vamos tirar esse jogo da gaveta.

É…. esse ano não tivemos uma Jam do 365 indies. Certo. Sabemos que um dos fundamentos principais de uma Jam é que todo o conteúdo do jogo tenha sido feito durante a duração da Jam.
Então meio o que eu vou anunciar não é uma Jam. Mas é!

Então senhoras e senhores, vamos fazer esse meio jogo virar um jogo completo. Ou pelo menos alguma coisa jogável.

Eu tenho o prazer de anunciar a 365 indies Jam Especial – Projetos Inacabados.

Vai funcionar exatamente como uma jam. Equipes, 10 dias de duração, Gamejolt e etc. A diferença aqui é que o grande objetivo não é a competição pra ver quem faz o jogo mais legal e sim uma união e colaboração para finalizarmos projetos inacabados.

Se você é desenvolvedor e tem algum joguinho ou até mesmo só uma ideia, ali, guardada, um concept que nunca viu a luz do dia, ou aquele projeto mais ambicioso que você largou por coisas do cotidiano, é a hora de retomar isso e fazer esse jogo ver a luz do dia. Pra que ele sirva de inspiração não só pra você. Mas pra todo mundo que dê uma chance.

Então, respondendo a pergunta, o que é o jogo número 36,5.

Ele poderia ser o Herogest… ou poderia ser o The Underside. Talvez algum projeto perdido do Notch, ou do Matt Thorson. Poderia ser o seu jogo. Mas infelizmente ele não existe. Ainda.

Eu vou publicar alguns vídeos mais detalhados sobre isso em breve.

Mas já vai se programando, dia 29 de novembro até dia 9 de dezembro. 365 Indies Jam Especial – Projetos Inacabados.

Comentários

Carregando mais posts...
U