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Blazing Chrome – Análise

Ensinando a Konami a fazer Contra

5 de agosto de 2019

Transcrição

Antes de falar de BlazingChrome eu acho importante falar um pouco meu relacionamento com Contra: o que é praticamente nenhum. Tá eu não tenho a menor nostalgia de Contra, eu não gosto de Contra, eu joguei Contra do Super Nintendo, não cheguei a jogar o Hard Corps que todo mundo fala, mas eu não tenho a menor nostalgia com Contra e o pouco que eu joguei do Super Nintendo eu não gostei. Ainda assim eu acho Blazer Chrome um dos melhores jogos nacionais já feitos. “Meu Deus do céu! Que jogo maravilhoso!

A Joytmasher conseguiu d enovo, eu sou um puto de um puxa-saco deles, meio que não tem como evitar, entendeu? Os caras acertaram radicalmente bem em Odalus e acertaram maravilhosamente, muito precisamente em Blazing Chrome, exatamente pela proposta se algo abissalmente diferente, sabe? Eu fiquei bastante animado com Blazing Chrome, principalmente pela arte, né? Eu não tenho nostalgia nenhuma com Contra, mas tenho bastante nostalgia com Super Nintendo, e eu acho que não é só nostalgia, eu acho bonito mesmo todo pixel art da época do Super Nintendo .não sei se é só nostalgia ou se é gosto pessoal mesmo. Mas o que me pedgou de início, para eu poder acompanhar esses 3 anos de desenvolvimento do Blazing Crhome e depois que o jogo saiu eu tive uma surpresa muito grande ao entender um pouco formato do jogo, né? O gênero que o jogo se encaixa né.

Basicamente é o jogo de fliperama. Ele encaixa basicamente boa parte da jogabilidade no conceito de jogo de fliperama. Você vai terminar ele aí mais ou menos uma hora, uma hora e meiam, se você jogar bem, e é mais ou menos a duração certa de um jogo de Fliper sabe? Quer dizer…. um pouco mais né? Um jogo de fliper deve durar uns 40 minutos dependendo de como você joga, só que o Blazing Chrome meio que está seguindo um formato prório… ele não está seguindo exatamente um formato padrão de jogo independente, aquele jogo que tem 6 horas de duração que você tem que abrir mapa e etc.

Ele é muito mais parecido com um fliper, só que sem aquela aquela vibe ficha, de…. sei lá…. acabou seus continues você começa do zero. Ele não tem isso.

Ele tem uma quantidade considerável de checkpoints, ele te dá um backtracking, então ele te dá uma punida sim.. Só que depois que meio que você pega amanhã o jogo fica bem tranquilo para você. Só que não se assuste, achando que você vai comprar o jogo e vai ter uma hora só de Gameplay. Ah, tá, eu achei mais legal. O jogo ele arruma formas de meio que se reinventar e meio que instigar você jogar de novo, não só se oferecendo novos modos de jogo. Quando você termina pela primeira vez, ele te dá dois personagens que tem um gameplay muito diferente dos dois personagens iniciais, então meio que é outro jogo.

Então já dá uma sobrevida muito maior. Além dos novos níveis de dificuldade, um sistema de pontuação online, achivement, essas coisas assim…

Fora também o modo coop local, que eu acho que é tipo de jogo que é bom de você tá em casa quando recebe um amigo, para poder fazer aquele multiplayer de sofá, que eu gosto tanto.

Bem, no meio de tantos acertos, eu acho que vale a pena ressaltar os pontos que Blazing Chrome acerta melhor, eu acho que dá para falar que o acabamento em geral. Ele tem um polimento que bastante é bastante difícil de ver hoje em dia … sabe… o que me faz acreditar que boa parte do tempo de desenvolvimento, foi dedicado esse acabamento.

E quando eu falo em acabamento, não tô falando só sobre uma quantidade mínima de bugs , não só falando de gráfico, e não só falando de trilha sonora (que é absolutamente incrível) que por mais que ela ainda faz referência aos anos 90, ela carrega uma própria muito poderosa.

Quando eu falo de acabamento eu falo sobre um acabamento com level design. Não sei se você consegue me entender… então…

Quando a gente está desenvolvendo uma fase de plataforma, o level design de um jogo de plataforma em geral, fica aquela ideai de você ensinar o jogador uma mecânica e depois cobrar dele essa mecânica. O jogo faz isso bem para caramba.

Eu posso até fazer um vídeo falando sobre esse level design, deixe no comentário se vocês quiserem.

Mas eu tô falando sobre o polimento em level design e que ele não tem só essa curva, mas durante essas 6 fases, todo tempo ele tá te apresentando um conceito diferente, seja pegando a própria jogabilidade que já existe e te apresentando uma forma nova de poder usa-la, como também literalmente mudando a jogabilidade, como um robô que você entra dentro dele, tipo aquele robozão do Megaman X3.

Mesmo com referências a esses jogos, ele ainda tem uma identidade única muito forte. Eu tinha de tudo para não gostar desse jogo, eu simplesmente me apaixonei então eu recomendo que você compre no Steam por mais ou menos R$ 30. Então dá uma chance vai lá e compra ontem para todos os consoles mais ou menos em uns r$ 50 .

Você pode jogar no PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC pelo Steam.

Deixo aqui uma recomendação máxima de mais uma vez um dos melhores jogos brasileiros de todos os tempos, ensinando a Konami como é que faz contra!

E você tem que jogar Blazing Chrome.

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