Noitu Love
Uma grande evolução em tão pouco tempo
E é nesse momento que voltamos a falar sobre Konjak. Esse nome foi dito dia 24 de setembro de 2013 aqui no canal, graças ao excelente The Legend of the Princess. Nós já re-visitamos esse jogo como primeiro game dessa lista resumida, porém aqui vamos dar mais alguns passos pra trás pra entender um pouco sobre sobre evolução do processo criativo.
Em 2006 o Konjak consegue terminar seu primeiro jogo, o Noitu Love. Não foi seu primeiro trabalho como game designer, tanto que no próprio site dele tem o projeto do Mina of the Pirates, que teoricamente é seu primeiro game. Porém Noitu Love foi seu primeiro projeto concluído e que pode-se dizer que é uma experiência fechada.
Esse jogo é um game de plataforma bem simples, mas que já podemos ver várias experimentações do que seriam características muito marcantes do Konjak, como um gameplay que tentava ser mais rápido que a média e que a movimentação do personagem conseguia ser um pouco mais livre. Claro que nesse primeiro jogo algumas dessas tentativas são um pouco falhas, o gameplay é meio travado, mas já vemos uma verticalização do jogo de plataforma ali.
O personagem consegue se manter no ar enquanto ataca o que é fundamental para as lutas com os chefes. É isso que estou tentando falar quando uso a palavra verticalização, é você tentar dar uma facilitada pro personagem se manter fora do chão e explorar mais os pulos e ataques aéreos.
O primeiro Noitu Love é um projeto bem simples e gratuito, assim como todos os jogos dessa lista. Vou deixar o link dele na descrição desse vídeo.
Porém, não estou aqui pra falar só do primeiro Noitu Love, que por si só nem é um game tão legal, porém, ele está aqui pra representar algo muito maior que ele mesmo. A evolução do próprio Konjak.
Noitu Love 2 foi lançado dois anos após o primeiro jogo. Sério, compare os dois gameplays, gráficos, trilha, tudo. Existem só dois anos de diferença entre esses jogos. Não tem como não notar uma evolução drástica nesse período. Noitu Love 2 é incrível, rápido, dinâmico e criativo. A jogabilidade é bem única e design das fases consegue passar uma emoção muito forte. É bem aqui que vemos a identidade do desenvolvedor surgir e que só foi reforçado em The Legend of The Princess e no seu jogo mais recente, Iconoclasts.
Konjak começou a desenvolver quando tinha 13 anos no Clickteam Fusion, um programa bem antigo que parece um pouco com o Construct ou Gamemaker hoje. Ele nunca fez muito planejamento dos jogos, indo direto pro desenvolvimento, já metendo a mão na massa. Claro que nem de longe esse é o método mais correto pra isso, mas convenhamos, pra ele dá certo de alguma forma. Seus jogos são sempre focados em mecânicas criativas, rápidas e simples. Some isso num level design bem detalhado e uma ambientação instigante e pronto, Noitu Love 2. Esse jogo foi o ponto de partida da sua carreira e só pode existir pela evolução vinda da primeira versão do game.
O primeiro Noitu Love é gratuito, vou deixar o link dele na descrição. Recomendo muito que vocês joguem, nem que seja só pra poder sentir a evolução do game designer pra quando você for jogar a sequência. O Noitu Love 2 é bem baratinho, por R$ 8,50 no steam. Toda hora tem promoção desse jogo, então coloca ele na sua wish list. Recomendo fortemente que você jogue ambos os jogos, principalmente, claro, a sequência, pela jogabilidade refinada e algumas das melhores boss battles que você vai jogar na vida.
Você tem que jogar Noitu Love.
Download e Noitu Love:
http://www.konjak.org/noitulove.zip
Noitu Love 2:
https://store.steampowered.com/app/207530/Noitu_Love_2_Devolution/?l=portuguese
Podcast: Play in new window | Download