keyboard_arrow_up

The Legend of The Princess

Um dos melhores fangames da história

24 de setembro de 2019

The Legend of the Princess é um fangame de Zelda feito em 2009 e foi o jogo escolhido para abrir a série clássica dos 365 indies. Eu escolhi esse jogo para abrir a nossa homenagem dos 36,5 pelos mesmos motivos que eu tive pra colocar ele em primeiro lugar da lista original. The Legend of The Princess é um jogo que sintetiza bem o espírito dos jogos independentes, sendo um jogo de plaforma 2d, com sutis elementos de puzzle, que preza por uma jogabilidade refinada e uma trilha sonora muito empolgante. 

O que faz esse jogo se destacar dos fangames normais é toda a personalidade que é acrescentada à Zelda. Não vemos um jogo da franquia como de plataforma desde o Zelda II do Nintendinho, mas como as regras de Zelda são muito bem estabelecidas é possível carregarmos esses mesmos conceitos para outros gêneros diferentes, como pudemos ver no recente Cadence of Hyrule, feito pelos mesmos desenvolvedores de Crypt of The Necrodancer, sendo praticamente uma sequência desse jogo na ambientação de Zelda. 

É isso que eu acho mágico neste jogo, o fato de que por mais que ele tenha uma roupagem em cima de uma das maiores franquias da história dos games, todos os grandes pontos positivos são exatamente o que fogem dessa referência original. A proposta de gameplay diferente, o desenvolvendo cuidadoso do level design e a energia das boss battles até hoje servem como inspiração para vários jogo. 

The Legend of The Princess é feito pelo Konjak, uns dos mais admirados game designers do meio, responsável pelos jogos Noitu Love e Iconoclasts, que são reconhecidos exatamente pelo level design primoroso.

Eu falei sobre vários outros fangames na lista original do 365 indies, como Pokemon Type Wild ou o Mario Portal, sempre ressaltando a importância do desenvolvimento de fangames não só como homenagens à suas obras originais, mas também como uma experimentação. Pegar uma mecânica ou cenário que já é comum de um nicho e virar esse conceito de cabeça pra baixo é quase um ato de contra-cultura. Um bom exemplo disso é o também jogo da lista original Super Mario Cross Over, que coloca personagens de outros jogos de NES nos cenários clássicos do primeiro Mario. Ou o recente experimento do Mario Battle Royale, que coloca essa famosa experiência multiplayer online no clássico level design de Mario. 

Isso eu acho belíssimo nos jogos indies. Essa capacidade de simplesmente subverter o que já é comum no meio e oferecer uma experiência diferente ou simplesmente estranha, sem muitas pretensões. Bem, eu poderia ficar um tempão aqui falando esse jogo, sobre fangames, remakes, e propostas inusitadas, e é por isso que estou abrindo essa homenagem com um dos melhores e mais marcantes games das história dos jogos independentes.

 

Você tem que jogar The Legend of the Princess.

 

Download: http://www.konjak.org/loprincess.zip

Comentários

Carregando mais posts...
U