Super Hot
Superhot é shooter mais inovador que joguei em anos
Superhot é shooter mais inovador que joguei em anos. Você conhece Super Hot, talvez você não conheça esse Super Hot que você está vendo agora no vídeo, porque o game que apareceu na lista original dos 365 indies é não a versão que saiu no Steam que todo mundo conhece.
Super Hot, assim como muitos jogos da lista original do canal, foi um jogo feito pra uma Jam. Jams são eventos de desenvolvimento de jogos, em que os desenvolvedores devem fazer um jogo em um determinado período de tempo, sobre uma temática pré-determinada. A primeira versão de Super Hot foi feita para a 7 Day FPS, um evento em que os desenvolvedores tinham 7 dias para poder fazer um jogo em primeira pessoa. Super Hot recebeu muito destaque não só pela sua originalidade de gameplay, onde o tempo se move só quando o personagem se move, mas também por conta de uma ambientação estranha e muito instigante, sempre sugerindo que tinha algo além do que o próprio jogo mostrava.
A estética é muito original, trabalhando só as sombras sobre um cenário totalmente branco, inimigos bem destacados em vermelho e a possibilidade de vivenciar cenas de ação que nunca poderiam ser feitas em um jogo rodando em tempo real. Toda essa repercussão resultou em uma campanha de financiamento coletivo, arrecadando 250 mil dólares. O que resultou no shooter que todos conhecemos hoje.
A equipe original não era uma focada no desenvolvimento de games. A Blue Brick era uma empresa de tecnologia e desenvolvimento, formada por amigos, que futuramente passou a adotar o nome de Super Hot Team. Hoje a empresa é 100% dedicada à games. O jogo ganhou outras versões como a Mind Control Delete que usa elementos de rogue like e a versão em realidade virtual.
Super Hot é um dos melhores exemplos quando falamos sobre a jornada dos jogos independentes, que normalmente começam de uma forma muito despretensiosa, só com o intuito de fazer uma ideia interessante funcionar. E quando essa ideia funciona tão bem, dá gosto ver a trajetória do projeto. Vários outros jogos da lista original do 365 indies seguiram essa mesma trajetória, como por exemplo Octodad ou Titan Souls. Um projeto cheio de potencial surgindo em uma Jam e graças ao feedback positivo da comunidade, essa ideia é desenvolvida, trabalhada e refinada, resultando em um projeto espetacular.
A versão original desse jogo está até hoje no site dos desenvolvedores e pode ser jogada gratuitamente, o link está na descrição. Esse jogo sem dúvida marcou a história dos jogos indies, principalmente por mostrar que é possível trazer um frescor em um gênero tão massificado como o FPS, trazendo além de uma estética e uma ambientação fantástica, como um gameplay nunca visto antes.
Você tem que jogar Super Hot
jogue: https://superhotgame.com/play-prototype/
Podcast: Play in new window | Download