keyboard_arrow_up

Passage

Passage é um dos jogos independentes mais influentes e importantes já feitos.

7 de novembro de 2019

Passage é um jogo muito, muito simples. Você controle o personagem com as setas do teclado e tem que fazer pontos. Cada baú encontrado no caminho pode te dar alguns pontos, assim como simplesmente andar para a direita. É um gameplay tão simples e bobo, que quase esconde e mensagem poderosa e interessantíssima que esse jogo tem.

Feito em 2007 por um único desenvolvedor, Jason Rohrer, Passage é um dos jogos independentes mais influentes e importantes já feitos. Eu já falei algumas coisas sobre jogos artísticos no vídeo sobre P0nd, que é um game que exatamente subverte esse conceito. Porém essa discussão sobre jogos artísticos teve seu início com Passage.

Nesse game você acompanha a história de vida com um personagem, que logo no começo da jornada ele faz uma decisão. Seguir a vida sozinho ou estar acompanhado? Quando você opta por estar acompanhado você faz o dobro de pontos sempre que anda pra direita, porém estar com alguém aumenta o tamanho da caixa de colisão do personagem, impedindo-o de andar por várias partes do cenário. Como se estar com alguém te trouxesse várias limitações oportunidades que você encontra no caminho, te impedindo de pegar vários baús espalhados no cenário. O mais intrigante é que nem sempre os baús tem pontos, então você nunca sabe como seria essa oportunidade que você perdeu por estar acompanhado.

Seguir sozinho te deixa muito mais livre pra andar e entrar em todas as partes do labirinto, porém você faz a metade dos pontos do que normalmente faria acompanhado, ao simplesmente seguir em frente. Dar uma volta no labirinto pra descobrir que aquele baú está vazio é tão frustrante quanto não conseguir entrar em uma área por estar acompanhado.

O gameplay dura exatamente 5 minutos, independente do que você faça. Você acompanha a vida do personagem, da sua juventude até seu envelhecimento e morte. Alguns detalhes são bastante curiosos, como a tela se mover durante esse tempo, deixando seu personagem totalmente a esquerda no inicio do game, mostrando que você tem muito pela frente. Quanto mais você envelhece, seu personagem se aproxima da parte direita da tela, limitando muito a sua visão do que está por vir. Como se o jogo te falasse que suas perspectivas já diminuíram e quanto mais o tempo passa, temos menos tempo pra ver o caminho que vamos seguir.

Quando sua companheira morre, vemos um abate bem claro na vontade de caminhar do personagem principal, deixando ele bem mais lento, curvado, claramente desmotivado. E no fim de tudo, os pontos conseguidos não significam muita coisa. Não tem um highscore ou propósito pro mesmo. O jogo é a jornada.

Nada mal pra um jogo de 100×16 pixels feito em 2007 né? Passage abriu discussões sobre arte que até hoje são assuntos pertinentes, mostrando que a interação tem um efeito poderoso pra interpretação artística de uma obra. Não tem cutscenes, textos, ou qualquer informação prévia. O core da emoção de Passage é entender a mensagem jogando. E é o que recomendo que façam. Esse é um jogo completamente gratuito e que pode ser jogado direto do navegador.

Você tem que jogar Passage.

http://passage.toolness.org/

Comentários

Carregando mais posts...
U