keyboard_arrow_up

Kingdom

Minimalismo e criatividade.

30 de setembro de 2019

A grande discussão que havia na época em que a primeira versão de Kingdom era lançada, era sobre como um game de jogabilidade tão simples, conseguia se manter tão interessante. Kingdom é um game feito por um único desenvolvedor, Thomas van den Berg, e que chamou bastante atenção da comunidade por uma proposta muito minimalista, que escondia um conceito complexo por trás. 

Nesse jogo você controla um rei que tem que administrar seu pequeno reinado, usando sempre algumas micro decisões que podem afetar diretamente seu progresso. Você usa suas moedas para promover seus camponeses à caçadores ou agricultores,melhorando seu reino e se protegendo de ataques de monstros ao anoitecer. Você controla apenas o rei em seu cavalo, apenas orientando indiretamente seus súditos para que eles de fato tomem as atitudes. 

Assim que a primeira versão foi lançada, já se debatia algumas estratégias em foruns, sobre qual seriam as maneiras mais eficientes e sólidas para resistir aos ataques dos monstros, uma competição pra ver quem conseguir sobreviver mais dias e até contos romantizando a aventura que um jogador vivenciou pela narrativa emergente do game.

Quando esse jogo apareceu na lista original dos 365 indies, Kingdom era apenas um curioso jogo em flash, que com o tempo foi sendo aperfeiçoado em três versões comerciais de sucesso. Kingdom Classic, New Lands e Two Crows. Todas elas lançadas o steam e todos os consoles.

O motivo de estar revisitando esse game vai além do gameplay criativo e sim sobre a sua jornada de desenvolvimento. Acho incrível ver esse crescimento de alguns jogos inicialmente simples, que crescem, ganham novos conceitos e mecânicas, mas que o desenvolvedor entende o motivo do jogo ter chamado atenção. Eu imagino o quanto seja difícil se manter simples e aumentando os níveis de profundidade de uma jogabilidade. E Kingdom faz isso muito bem. O protótipo feito em flash ainda está disponível pra jogar, mas se quiser comprar alguma versão mais atualizada você pode encontrar no steam ou em qualquer console dessa geração. Vou deixar os links na descrição desse vídeo.

Você tem que jogar Kingdom.

 

https://www.noio.nl/2013/10/kingdom/

Comentários

Carregando mais posts...
U