Sobre o 365

  • O que é o 365 Indies?

365 Indies que você deve jogar, surgiu como um ambicioso projeto de fazer um vídeo por dia, apresentando um jogo independente com expressões artísticas únicas. Durante um ano, essa lista foi montada com 365 bons jogos, feitos por pouquíssimas pessoas, com um comprometimento com a criatividade e ponto de vista singular.
Você pode ver a lista completa, clicando aqui.

Contato: Kiliano Lopes – contato@kiliano.com.br

  •  Quem faz o canal?

Kiliano Lopes, 30 anos, web designer, de Governador Valadares MG. Ele é um grande arroz de festa de podcast, além de participar do Café com Games, seu podcast principal, ele faz participações esporádicas em inúmeros outros podcasts sobre games no Brasil. Só googlear 🙂

  • Onde surgiu a ideia de criar o 365 indies?

Começou quando li o livro “250 indies you must play”. É um livro incrível, cheio de indies legais. A ideia inicial do canal seria adaptar esse livro para um conteúdo mais dinâmico, mas com o passar do tempo, notei que vários indies incríveis estavam fora desse livro. Além, claro, do excelente conteúdo brasileiro. Então desses 250 indies, eu tirei uns 100, e acrescentei mais 215 jogos independentes, por minha conta. Eram jogos que eu já conhecia, ouvia ter falado ou me eram recomendados. 🙂 Aí veio a lista.

  • O projeto acabou. E agora?

A lista dos 365 indies acabou, não vai haver um jogo 366. Mas o canal vai continuar produzindo conteúdo sobre games independentes, com um foco maior no mercado nacional. Também criei um Patreon e comecei a venda de camisetas, em que 100% do lucro será focado em incentivar o desenvolvimento indie brasileiro.

  • Como você pretende ajudar os novos desenvolvedores, com o Patreon?

A ideia do Patreon é mais algo a longo prazo. Vai ajudar para poder fazer Jams com premiações de keys de softwares de desenvolvimento, ou alugar um stand em algum evento de games e usa-lo para exibir pequenos indies brasileiros, que normalmente não teriam como aparecer nesse espaço. Mas por enquanto, vou incentivar o desenvolvimento com vários projetos que chegarão ao canal, além de uma coluna exclusiva sobre “como começar meu primeiro jogo”.

  • Faz uma review do meu jogo?

Claro! Manda ele pra contato@kiliano.com.br que envio um feedback pra você. Só não posso prometer se vou fazer um vídeo dele ou não.

  • Porque o 365 Indies não tem um podcast?

Porque editar podcasts dá um trabalho absurdo. Fora que gosto muito de vídeos curtos e dinâmicos. O trabalho da edição de um podcast normalmente não compensa, um vídeo do 365 indies tem mais views que os podcasts que eu gravava. Mas sem dúvida, não descarto a ideia. Se eu fizer um podcast, ele será extremamente curto e dinâmico, como os vídeos do canal.

  • Vai haver mais um 365 indies, com uma nova lista de jogos?

Não faço ideia.

  • Haverão novos reviews?

Bem… na verdade, os vídeos que fiz não eram reviews e sim recomendações. Mas sem dúvida que penso em manter o formato original, apresentando novos indies que forem surgindo. Também penso em reviews, com formatos sutilmente mais longos e detalhados.

 

 

Deixe uma resposta